No site oficial da banda, uma carta apresenta ao público sua nova criação: “Synthetica” já tem lançamento previsto para o meio do ano.

“Fantasies”, o último álbum do grupo, foi lançado em 2009 e rendeu singles de 2008 a 2010. A última música que a banda apresentou, foi “Eclipse (All Yours)”, que esteve na trilha sonora da saga Crepúsculo. Desde então, os fãs estão na espera por novo material.
“Synthetica” foi gravado no estúdio da própria banda, em Toronto, e também no estúdio Electric Lady em Nova York, sob os cuidados do produtor Jimmy Shaw. Além dos trechos gravados no próprio estúdio, o álbum também será lançado pela própria gravadora da banda, a MMI.
Na carta publicada no site oficial, Emily Haines (vocal e sintetizadores) explica que “Synthetica” é quase um oposto de “Fantasies”. Enquanto no álbum de 2009 o tema era conhecer novos lugares e abandonar o que é familiar, o novo disco traz temas mais pesados e inquietos, quase um grito revoltado contra a mesmice e o mundo.
Nas palavras de Haines, “‘Synthetica’ é sobre identificar o original em meio a uma longa fila de reproduções. Sobre o que é real versus artificial”. Também, em resumo, fala sobre “insônia, ferrar tudo, moda, todos os utensílios e bugigangas presos ao nosso cérebro, beber demais, ver pessoas morrendo em outros países, ver pessoas morrendo no nosso país, dançar muito, questionar os policiais, justiça poética, se impor, sexo, o apocalipse, fazer coisas estúpidas e se arrepender totalmente delas mas dizer que isso te fez mais forte, abandonar a cidade como solução para problemas sem solução, assumir suas ações e assumir seu tempo.”
É, o tema é amplo o suficiente para muita gente se identificar com o novo disco.