terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Rapper Xará é a indicação da MTV para esta semana!

GUILHERME XAVIER RIBEIRO
No sapatinho, lançando seu primeiro trabalho solo, aqui chega o rapper Xará como a indicação da MTV nesta 'Segunda de Primeira'! Igor de Mello Alves, como é batizado, vem do Rio de Janeiro e já é conhecido na cena. Seu berço é o coletivo Quinto Andar, mesmo grupo do qual faziam parte, em 2005, Kamau, Shawlin, De Leve e Marechal. Mas o que o trouxe até aqui foi sua estreia na carreira solo, o disco 'Além da Razão'.
Seu rap é o mais abrangente - no sentido bom do pop - entre todos os que já passaram por esse quadro. Quem se empolgou com o florescimento do hip hop no mainstream em 2011, com Projota, Rashid, Emicida, entre outros - estes dois últimos que, inclusive, participam do disco de Xará - não pode deixar esse som passar em branco.
Sua estreia solo se deu no final de 2011. A compilação de 11 faixas, produzidas por Damien Seth, traz, além dos já falados Emicida e Rashid, parcerias com Marechal, Márcio Local, Juju Gomes, Andre Ramiro, entre outros companheiros de rap carioca. 
"São pessoas com quem eu tenho identificação, alguns são os meus amigos pessoais e parceiros profissionais há anos, outros conheci há menos tempo, mas vieram pra ficar. Eu tenho uma ligação forte com todo mundo. São pessoas que eu respeito, admiro o trabalho e também a pessoa", conta Xará sobre as parcerias do disco.
Mas ainda maior que a cartela de parcerias do disco é o leque de influências que Xará traz consigo. Chico Buarque, Racionais, Bebeto, Ella Fitzgerald, Marvin Gaye, Nirvana, Led Zeppelin, Jorge Ben Jor, Tim Maia, Cassiano, Afrika Bambaataa, John Coltrane, Miles Davis, Charles Mingus, Cartola, Luiz Carlos da Vila, Paulinho da Viola, Gonzaguinha e Geraldo Azevedo são alguns dos referenciais para o rapper.
Seu trabalho de estreia traz a proposta de fazer uma "rima além da razão do rap". "Com 17 anos eu fiz minhas primeiras composições e já era diferente de tudo que eu ouvia, era intuitivo e amador", diz o rapper à MTV. Sobre o processo que levou ao disco solo, Xará explica: "O disco é uma realização tardia. Olhando pra trás penso que o disco se fez necessário de maneira natural, mas, urgente".

Bateu a curiosidade?
O disco 'Além da Razão' está disponível pra compra e download aqui, no site da Blade Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário